Pular para o conteúdo principal

O significado de ficar, na visão de uma peruana, no Brasil.


Há 12 anos, recém-chegada do Peru ao Brasil, Tania Mujica enfrentava dificuldades em entender o significado de algumas palavras, não pela diferença de idioma, mas sim, pelo significado cultural de algumas delas. Na época, trabalhando como estátua viva no Centro de São Paulo, passava horas observando a reação e as atitudes das diferentes pessoas que por ela passavam.

Algumas palavras começaram a fazer parte do seu cotidiano e seu ouvido já começava a se acostumar com o sotaque, mas ainda não compreendia alguns termos e o seu primeiro grande choque foi com a palavra FICAR, usada pelos brasileiros para classificar relações amorosas sem nenhum tipo de compromisso.

“No Peru, as pessoas namoravam para ficar. Não conseguia entender como era ter uma relação e depois se despedir como amigo, porque para mim, por mais rápida que fosse, ainda era uma relação” – resume Tania, que demorou um tempo para conseguir entender que FICAR nada mais era, do que levar uma vida mais ou menos, testando muitos produtos e vivendo sem compartilhar os verdadeiros sentimentos.  

Esse entendimento, a fez redigir um poema que até hoje, continua extremamente atual. Embora alguns conceitos tenham mudado, é nítido o quanto as pessoas não se entregam aos momentos e acabam vivendo uma vida mais ou menos. Prova disso é um vídeo sobre o tema, publicado em suas redes sociais, que já ultrapassa mais de 9 milhões de visualizações.

No vídeo, Tania diz como é fácil se tornar uma pessoa mais ou menos. Para isso, basta amar mais ou menos, trabalhar mais ou menos; ou seja, existir mais ou menos. E faz um alerta: “o que fazemos, é reflexo do que somos!”

Diante da repercussão do vídeo, Tania acredita que o seu poema trouxe a tona uma necessidade real que vive no nosso inconsciente - sermos inteiros! E você concorda com a visão de Tania Mujica? Conheça o poema escrito por ela, quando entendeu o conceito de FICAR.

“Mais ou menos namorada
isso tem significado? Pensando até fico preocupada,
alguns vivem suas vidas mais ou menos como podem,
tendo amores, mais ou menos verdadeiros,
mas para eles a palavra mais ou menos é tão longa
que criaram uma outra mais ou menos semelhante,
ficar, ficar é uma palavra tão difícil de entender,
mas tão fácil de viver,
é egoísmo de consumo,
é testar muitos produtos,
é criar nova embalagem,
é viver, é viver mas sem compartilhar,
ficar, ficar é o verbo que conjuga
a todo aquele que procura
uma vida a meio termo,
amando sempre mais ou menos,
mas lembre, que para cada mais ou menos namorada,
Sempre existirá um mais ou menos homem…”


Tania Mujica - Instrutora de meditação e artista performer. Ensinando técnicas para encontrar o equilíbrio entre o ser e o fazer, Tania Mujica era uma empreendedora extremamente ansiosa e foi em cima de um banquinho se apresentando como estátua viva em uma das ruas mais caóticas de São Paulo, que ironicamente pode descobrir que o equilíbrio e a paz interior, independem do Caos externo. Através desta experiência, Tânia leva como a principal mensagem que é possível meditar em hora e em qualquer lugar e obter inúmeros benefícios.  www.taniamujica.com ou www.facebook.com/taniapmujica

Comentários