Pular para o conteúdo principal

Porque hoje é sábado, minha dica de filme, Em Busca da Vida (Still Life)






Direção: Jia Zhang-Ke
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 108 min
País: China



Sinopse: A velha cidade de Fengjie já está submersa, mas o seu novo bairro ainda não foi terminado. Há coisas a salvar e há coisas a deixar para trás… Han Saming, um mineiro, viaja para Fengjie para tentar encontrar a ex-mulher que não vê há 16 anos. Quando se encontram, nas margens do rio Yangtze, decidem voltar a casar-se. Também Shen Hong, uma enfermeira, viaja para Fengjie à procura do marido que não vê há dois anos. Abraçam-se em frente à barragem das Três Gargantas, mas apesar da dança, decidem separar-se. 

O espaço, cenários e a ambientação são tão fundamentais e intrigantes quanto seus personagens. Aliás, eles funcionam também como personagens. Não só ajudam a contar a trama, como determinam o futuro, fazem relembrar o passado, com muita nostalgia, e trazem à tona um presente em constante transformação.
Enquanto acompanhamos a procura dos dois personagens principais(Han Sanming e Shen Hong) por seus cônjuges aos quais eles não veem há alguns anos, presenciamos as pessoas daquela cidade se adaptando, vivendo e sobrevivendo a uma cidade em constante desconstrução. Há uma atmosfera cinzenta, melancólica, mas acima de tudo um olhar geral que caminha entre a aceitação e nostalgia.

Seus personagens seguem em frente, em suas vidas em constante desconstrução e construção. 
As ruas, imagens, fotos, lembranças e olhares pensativos na lenta e contemplativa narrativa de Em Busca da Vida são o espelho de um povo e cidade que vive e sobrevive tentando se encontrar em meio as irremediáveis e constantes mudanças.

Belo filme.

Comentários