Pular para o conteúdo principal

5 livros de Mario Benedetti que você deveria ler.


1. A Trégua. (Romance)

Um dos clássicos da biblioteca  de Benedetti , este livro reflete o espírito romântico e filosófico do autor. Está escrito como se fosse o diário do protagonista, Martin Santome , e retrata a vida de um empregado prestes a se aposentar , viúvo, em Montevidéu no final dos anos 50 .

Martin começa um relacionamento com Laura , uma moça de 24 anos que vem para trabalhar na empresa em que ele é funcionário ... Depois de vários confrontos com o destino, Benedetti termina por captar suas idéias sobre Deus , solidão e destino.


2. Correio do Tempo. ( Contos)
  
Neste livro Benedetti recorre as  diferentes formas de encontros e despedidas: a memória nostálgica de um amor perdido , os rumores do passado, as chamadas não atendidas , a identidade dolorosamente recuperada, os espelhos que envelhecem a imagem, a iminência da morte , retorno de consciência, momentos compartilhados, etc.

3. Primavera num espelho partido. ( Romance) 

A história central de Primavera num espelho partido, gira em torno de Santiago, personagem condenado ao exílio interior numa prisão de seu próprio país, por ter participado da guerrilha urbana durante o período da ditadura militar no Uruguai, imposta de 1973 a 1985. Já sua mulher Graciela é obrigada a se mudar para a Argentina com Beatriz, sua filha pequena, e dom Rafael, seu sogro, para reconstruir a vida. Para o marido, detido em sua cela, é como se o tempo tivesse parado. 

4.O amor, as mulheres e a vida. ( Poesia) 

Este livro reúne centenas de seus melhores poemas ao longo de décadas de vida. Um dos meus preferidos é Pies hermosos. ( Já publicado aqui ! ).Entretanto, têm muitíssimos outros que são encantadores. 

5. Memórias de Paris. ( Contos )

O livro traz 4 contos de Mario Benedetti, que já foram apresentados anteriormente . O que vemos na capital francesa são cenas do exílio, em que as dúvidas e a falta de concretude regem vidas incertas, sem deixar de apontar em cada uma das situações e das personagens a beleza de um mundo que ainda espera por tempo melhor.

*

Há outras obras  que também me encantam como Pedro e o Capitão, A borra do café, Quem de nós, Andamios, etc. Mas, penso que para começar, um belo romance, um livro de poesias e alguns contos sobre o exílio,  são suficientes. 


Boa leitura !  


AF





Comentários