Pular para o conteúdo principal

Caixa do Correio # 10

1. 1968 - Zuenir Ventura I 2. El Cumpleaños de Juan Angel - Mario Benedetti                   I 3. Travessuras de Menina Má - Mario Vargas Llosa 

       ETIQUETA: MARIO VARGAS LLOSA                        
Mario Vargas Llosa (1936) é um escritor, jornalista, ensaísta e político peruano. Foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2010. com  “Travessura da Menina Má”

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa (1939) nasceu em Arequipa, no Peru, no dia 26 de março de 1936. Passou sua infância na cidade de Conchabamba na Bolívia. De volta ao Peru, estudou Direito e Letras na Universidade de San Marcos, em Lima. Em 1959 muda-se para Madri, onde ingressa no Doutorado em Filosofia e Letras. Publica um volume de contos “Os Chefes”. Em seguida vai para Paris como jornalista e redator da revista France Press.

Em 1962 publica seu primeiro sucesso “Batismo de Fogo”, um romance com ambientação numa escola militar rígida e cruel. A obra foi uma denúncia sobre a realidade política do Peru, país que vivia uma ditadura. Em 1963 publica “A Cidade dos Cachorros”. Em seguida “A Casa Verde” (1966), que recebe o Prêmio Rómulo Gallegos. “Conversa de Catedral” (1969) foi um dos livros mais importantes do autor, onde narra uma época da ditadura em seu país.

Antes simpatizante do socialismo e admirador da Revolução Cubana, sua postura começou a mudar depois de visitar a URSS, 1966. Começou também a se afastar da política cubana em função da censura implantada no país. Em 1981 publica “A Guerra do Fim do Mundo”, que narrava uma história da guerra de Canudos misturando personagens fictícios e reais.
Em 1985 recebe a Medalha de Honra do Governo francês. Em 1990 se candidata à presidência de seu país, por uma coligação de centro direita. Vai para o segundo turno, mas perde para Alberto Fujimori.

Mario Vargas Llosa resolve deixar o país, vai para a Espanha onde obtém a cidadania espanhola. Vai em seguida para Londres e retorna a suas atividades literárias. Suas experiências como escritor e candidato à presidência foram relatados em sua autobiografia “Peixe na Água” (1991). Em 2006 publica “Travessura da Menina Má”, obra e ficção, levemente autobiográfica.

Mario Vargas Llosa escreveu diversos ensaios e grande parte de cunho político. O mais comentado foi “Sabres e Utopias” (2009), livro no qual resume seu pensamento a favor das liberdades e contra a tirania dos governos totalitários.

Recomendadíssimo o livro Travessura da Menina Má. Um dos melhores livros que li esse ano. Nota 5 estrelas.


Comentários